sábado, 26 de maio de 2012

Billabong Rio Pro 2012

Oiii galera tudo bem? 


Minha vida tá uma correria só, mas não esqueci do meu blog não e também é legal esperar pra juntar algumas histórias né?!


A bola da vez foi o Billabong Rio Pro 2012 - depois de uma semana do término do maior evento de surf mundial no Brasil, vou contar como foi presenciar tudo isso novamente.


Lembrando um pouco do Billabong Rio Pro 2011


3 meses antes da morte de Andy
Há exato 1 ano atrás, conheci uma grande amiga que me incentivou a vir assistir o retorno do WT ao RJ. Até então estava trabalhando e não estava muito empolgada, mas minha amiga botou pilha e acabei vindo. Isso mudou minha vida completamente!


Já tinha visto alguns dos Tops em SP, mas nunca imaginei que iria ficar tão perto da "rotina" deles. Ao chegar no RJ, minha amiga me levou pra surfar e, nossa, todos eles lá, juntos, surfando do meu lado. Acha q surfei? Até parece, me sentia a mais prego do mundo e resolvi ficar olhando de camarote =D


Era tudo muito surreal pra mim, pois saí de um bairro que é consideravelmente longe da praia, onde nunca na vida eu teria chance de vê-los por lá. 


Eu, Mari, Manu, Gabi e Badi 2011
Minha amiga Mari fez muito por mim. Me levou para as festas mais tops, juntamente com a Manu me fizeram entrar na área dos atletas, me apresentou pessoas super especiais e teve participação fundamental na mudança da minha vida. Sou eternamente grata à ela!


Creio que a coisa mais essencial que aconteceu não foi ter visto os tops e sim a forma como tudo aconteceu. Digo isso hoje, pois revivi tudo isso de uma forma totalmente diferente e senti muito a falta das pessoas que naquela época estiveram presentes (né Badi?!)


Foi nesse grande evento que conheci a Kat e o Mauro que me deram emprego e casa pra morar no Rio Surf N Stay.


Billabong Rio Pro 2012


A princípio não estava muito empolgada com o WT desse ano. Sei lá, acho que é porque saberia que seria tudo diferente. Mas uma coisa super legal aconteceu. A surfista Melanie Bartels foi convidada pela ASP pra substituir a top Sophia Mulanovich que está machucada. Melanie, que foi campeã do Billabong Pro Rio 2008 na época tinha se hospedado aqui no Rio Surf N Stay e, em sua volta em 2012 decidiu o mesmo.


Em 2008 ela teve suporte da Kat e do Mauro que estavam começando com o hostel, mas esse ano, os dois viajaram para Austrália e quem deu o suporte fui eu.


Melanie e eu indo treinar
A princípio ela ficou meio tímida, percebi que não gosta muito de tirar fotos e coisa e tal. Nos primeiros dias então levei ela pra treinar. Era engraçado porque ela nunca queria entrar sozinha na água, então lá estava eu surfando com ela, imagina, eu acompanhando uma top com meu surfe +/- kkkk. Bom, o importante era fazê-la se sentir bem e treinar.


E dessa vez tudo no WT realmente foi diferente. Eu consegui acompanhar o que um atleta sentia ao participar desse campeonato. Não foi fácil, o desempenho dela no WT não foi muito bom. Vi que sempre estava muito ansiosa, acho que estava se cobrando muito. Era um sensação diferente dessa vez, ver de perto todas as tops em seu momento de discontração, de concentração, ver a amizade, a rivalidade. Era diferente ver Carissa vindo falar com Melanie e as pessoas a perturbando para tirar fotos e dar autógrafos. Tão educada que recebia à todos com sorriso que diga-se de passagem, aqueles sorrisos amarelos - claro, ela queria conversar com a amiga, dá pra dar um tempo? 


Melanie ficou muito triste por ter perdido, mas sabe o que fizemos depois de sua última bateria?


Voltamos, fomos no Terreirão (centro comercial da comunidade) e levei ela para o cabeleireiro e ela fez unha, cabelo, sobrancelha e ficou com um sorrisão. É isso o que importa!!


Ela até comentou que era isso o que faltava para as amigas dela (por exemplo Paige e Bec) conhecer no Brasil, ver o cotidiano das pessoas, num lugar simples, cortando o cabelo, fazendo compras e sabe o que mais ela se encantou? É que as pessoas aqui, em sua maioria, sempre estão com um sorriso no rosto.


Luli, Manu, Mari, Sil, eu e David na festa da Billa 2012


Enfim, as festas também não foram as mesmas, mas ainda sim sempre bem acompanhada. Fomos na festa da Billa, mas me subiu um sentimento estranho de tipo - cadê aquela diversão que tivemos no ano passado? - as pessoas se socializando com aquele ar meio hipócrita (não generalizando, haviam alguns que se salvavam) - desculpa minha sinceridade. Na festa da Fluir nem fiz mesmo questão de ir. Ao contrário, fizemos um baita churrasco com, a galera aqui no Hostel muito legal, fomos na padoca da esquina depois cantar no Karaokê hahahaha.


Lycra das meninas
Em relação ao campeonato, não sou expert, mas tenho meus comentários. Poxa, acho ainda uma sacanagem darem apenas 5 dias de janela para as mulheres. Elas estão dando show na água, elas surfam muito, mas precisam de condições boas pra isso. Terem acabado a competição naquelas merrecas foi vergonhoso e frustrante. Um dos destaques foi Alessa Quizon. Quando fui treinar com a Melanie na Barra, nos encontramos com Alessa na água e eu ficava parada pra ver o show que ela dava no mar. 17 anos e tá destruindo! Passou até pela Stephanie.  



pra mim, o melhor dia de ondas - na foto Miguel Pupo
Acompanhei também o campeonato masculino. Foi irado, galera arrebentou no terceiro e quarto dia de bateria. Muitos tubos e aéreos, mas outra opinião minha é que poderiam ter segurado mais para poderem ter feito a final. Tinha uma boa ondulação a caminho e com certeza seria muito mais divulgação para os patrocinadores, manteriam os turistas na cidade como o governo gostaria, enfim, planejamento é essencial. Além disso, depois que todos os brasileiros perderam, a coisa ficou mais sem graça. Sim, sou patriota, e como amantes do Brasil, todos gostamos de ver um brasileiro ganhando. Torci pelo John  John, mas torci com muito mais vontade para o Mineiro e pro Alejo. Na real, o time inteiro do Brasil pra mim são ídolos, todos eles. Foi tão bom ver ano passado o Mineiro ganhar em casa, não seria legal de novo?!


Percepção


Foram 2 semanas agitadas. Com clientes chegando e saindo e eu acompanhando Melanie, mas sabe o que mais?


Foi irado ter assistido todo o campeonato, torcer, mas percebi que fora da campeonato, vendo toda aquela nata do surfe junto, todas aquelas festas descoladas, me senti total fora do ninho - quanto mais a minha vida é simples, mais fico feliz com isso!! Comer quentinha de R$ 7,00, atravessar a 8W cheio de lama descalça pra surfar, ir cantar no karaokê no buteco, pegar um fim de tarde com os amigos na praia - é, não tem preço!


Quem tiver afim de conferir as fotos que fiz no campeonato, segue o link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.326645220738580.68020.100001793134261&type=3

2 comentários:

  1. que show Su, sempre acontecem coisas boas, diferentes, mas boas, e isso vc atrai...rs
    bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadonaaaa migaaa...graças a Deus consigo oportunidades únicas =D vc tb!! Abençoadas sempre...bjuuu

      Excluir